Calcário
Genericamente conceitua-se calcário como sendo a rocha de origem sedimentar constituída predominantemente de carbonato de cálcio.
O Calcário Paulista tem como matéria prima a rocha calcária dolomítica e calcítica, sendo produzidos e comercializados calcários dolomítico (Teor de MgO acima de 12%), calcítico (Teor de MgO até 5%) e Dolomítico II (Teor de MgO acima de 5% e até 12%), sendo comercializados a granel, além do calcário dolomítico filler ensacado.
No Brasil, onde cerca de 70% dos solos são ácidos, a aplicação de calcário é considerada, por especialistas e produtores, uma tecnologia eficiente e barata. Além de poupar áreas nativas da exploração para agricultura, esse insumo é um dos maiores responsáveis pelo aumento da produtividade brasileira.
A aplicação do calcário agrícola tem como benefícios a:
- Elevação do pH;
- Fornecimento de Ca e Mg. A calagem, através do Ca principalmente, promove maior agregação do solo, diminuindo as perdas por erosão, bem como, desenvolvimento do sistema radicular;
- Redução ou eliminação dos efeitos tóxicos do Al, Mn e Fe;
- Aumento da disponibilidade e maior aproveitamento de N, K, Ca, Mg, S e Mo;
- Aumento do potencial de resposta à adubação;
- Maior atividade microbiana, com isso, melhoria na mineralização da matéria orgânica e fixação de N;
- Melhoria nas propriedades físicas do solo, implicando maior aeração e circulação de água, auxiliando no desenvolvimento das raízes e da planta. O desenvolvimento do sistema radicular aumenta a absorção de água e de nutrientes, permitindo à planta maior resistência à falta de água.
Calcário Dolomítico
Corretivos com alto teor de cálcio e magnésio (Mg > 12% ). Além de corrigir a acidez do solo, proporciona maior aproveitamento dos nutrientes e maior produtividade em sua lavoura.
Calcário Calcítico
Indicado para correção de solo com alta deficiência em Ca (Cálcio) e moderada deficiência de Mg (magnésio). Possui alto teor de cálcio e menor teor de magnésio ( Mg até 5% ).
Calcário Dolomítico II
Calcário intermediário, entre o calcário dolomítico e o calcário calcítico. Contém teor de magnésio acima do calcário calcítico e menor que o calcário dolomítico ( Mg de 5% a 12 % ).
Calcário Filler
o que diferencia esse tipo de calcário dos demais, é sua granulometria, ou seja, é um produto bem mais fino que o convencional (100% passante na peneira abnt nº 50 ).